Convencer pessoas a criar um sonho e materializá-lo por meio de seus produtos e serviços parece audacioso, mas é possível se o foco é a experiência do usuário.
UX Design
A sigla UX significa User Experience, podendo ser traduzida como Experiência do Usuário. Trata-se de como o cliente interage com o seu produto ou serviço a partir dos elementos disponibilizados. Como o próprio nome já revela, a experiência passada ao cliente é determinante para o sucesso ou fracasso de uma marca.
É importante reforçar que o UX não se restringe somente a experiência que o usuário vai ter com o produto final, mas com as etapas preliminares. Ou seja, ofertar um conteúdo relevante é fundamental, mas também depende da forma como será consumido.
Não adianta disponibilizar um produto ou serviço totalmente diferenciado, se você não está sabendo divulgá-lo corretamente. O design do seu site, por exemplo, precisa ser responsivo, organizado e intuitivo, para passar credibilidade e, ao mesmo tempo, ser fácil de usar.
UI Design
Já a sigla UI significa User Interface, podendo ser traduzida como a Interface do Usuário. Trata-se de uma área voltada a criar interfaces mais fáceis e amigáveis.
Porém, primeiro precisamos explicar o que se caracteriza como uma interface, partindo do princípio que interface pode ter diversas formas, tamanhos e tipos, desde telas de site, aplicativos de celular, botões do microondas ou painel de carro.
Ainda não ficou claro? Vamos te dar um exemplo!
Lembra como os controles remotos das televisões eram cheios de botões? Muitos você nem sabia para que serviam. O UI é um campo criado justamente para descomplicar as formas de uso. Hoje, qualquer televisão conta com controles remotos mais amigáveis e acessíveis para entendimento de qualquer usuário.
Em outras palavras, o User Interface é a interface e a forma como o usuário irá interagir. Os elementos principais de uma interface pode ser resumida a partir de quatro pilares: botões, tipografia, ícones e cores.
Um exemplo que pode facilitar a aplicação desses fatores é o botão de Call-to-Action, que chamarão os usuários para realizar uma ação, a partir de um elemento textual, tais como “Faça o download”, de um ícone para chamar a atenção. Geralmente, é um quadrado e uma cor chamativa “vermelho” ou “verde”.
Como diferenciar UX Design e UI Design
Convencer pessoas a criar um sonho e materializá-lo por meio de seus produtos e serviços parece audacioso, mas é possível se o foco é a experiência do usuário.
Neste ponto, o design está intimamente ligado ao projeto. Tanto em User Experience (UX) quanto User Interface (UI), a excelente experiência do usuário/cliente é a chave-mestra.
A área de UX trata de como uma pessoa se sente enquanto usa qualquer produto ou serviço, digital ou não, oferecido pela sua empresa e tem a ver com a sensação dessa pessoa, depois deste uso.
Já a área de UI é um mecanismo que guia o usuário pelas interfaces visuais, ou seja, sua aplicação durante o tempo em que ele a utiliza.
Traduzindo melhor, enquanto você visita e lê o site de alguma marca, existem ações específicas que aquela empresa deseja que você tome neste trajeto. Esta é a missão do UI Design, conduzir sutilmente os usuários pela navegação, levando-os a tomar ações de forma natural.
As características de UX e UI
Existem algumas diferenças entre UX e UI. O segundo só existe com uma interface visual, e UX não, pois, em muitos casos, a sensação do usuário com relação à experiência de navegação não tem nada a ver com uma tela em si.
UI vai para o lado racional e UX lida com o emocional. Porém, UI e UX Design são as metades que se completam. Se praticados com inteligência estratégica em um site ou app, por exemplo, o primeiro guia o que o usuário deve fazer, enquanto o segundo torna esta navegação a mais agradável possível.
De forma separada, cada um deles pode trazer bons resultados para uma empresa, mas usar os dois em conjunto é muito mais vantajoso.
Entre os benefícios de usar UX e UI, podemos citar a geração de alto valor para o público, maiores chances de engajamento e o fortalecimento de uma marca.
Logo, a qualidade do trabalho de UI e UX, em parceria sinérgica, é uma poderosa arma do bem para os negócios dinâmicos e sensoriais da Era Digital.